Notícias de Cannes

Todo ano é assim, há dois meses do Festival de Cannes as notícias começam a pipocar e quem acompanha o evento passa a acessar o site do festival diariamente em busca de novidades.

Esse Le Champo foi atrás de algumas das principais notícias sobre o evento e dá uma prévia da 63ª edição do Festival de Cannes, que acontecerá de 12 a 23 de maio de 2010.

O cartaz do Festival, anunciado em 29 de março último, traz a atriz Juliette Binoche “pintando” com luzes o nome “Cannes”. De autoria da fotografa francesa Brigitte Lacombe, a obra dá seguimento à série de heroínas dos dois últimos anos (em 2008, o cartaz trazia uma mulher vendada, fotografada por David Lynch; em 2009, foi a vez de Monica Vitti, numa cena de “A Aventura”, de Michelangelo Antonioni, ilustrar o cartaz), como uma representação do mistério da tela. O conceito, criado pela designer Annick Durban, é o da mulher como alegoria do cinema, cujas pinceladas luminosas dão vida à imagem, animando-a com seus gestos amplos. Segundo o site do Festival, a graça de seu gesto é um convite a segui-la.

Quem presidirá o Júri do Festival em 2010 será o cineasta norte-americano Tim Burton, cujo filme “Alice no País das Maravilhas” estreou no último dia 24 na França e tem estreia prevista para o dia 21 de abril no Brasil. Nas palavras de Jacob Gilles, presidente do Festival de Cannes, o cineasta que tem coração de ouro e mãos de prata (numa referência ao personagem criado por Burton, Edward, Mãos de Tesoura) é, antes de tudo, um poeta. E completa: “se sua doce loucura e seu humor gótico invadir  (o Boulevard de) la Croisette, então será Natal para todo mundo. Natal e Dia das Bruxas”. Cabe lembrar que é a primeira vez na história do evento que um cineasta de animação preside o Júri do Festival.

O filme que abrirá o evento, no dia 12 de maio, é Robin Hood”, de Ridley Scott. Estrelado por Russel Crowe (que trabalhou com o diretor em outra mega-produção,  “Gladiador”, em 2000), o longa sobre o nascimento da lenda de Robin Hood conta ainda com a participação de Cate Blanchet, Léa Seydoux e Max von Sydow. Olha só o trailler do filme, que tem estreia mundial prevista para 14 de maio:

A Seleção Oficial do Festival de Cannes será anunciada em 15 de abril.

O Le Champo está de olho e conta as novidades por aqui.

À bientôt!

Anúncios

2 Responses to “Notícias de Cannes”


  1. 1 kabral terça-feira, 30, março, 10 às 11:26 am

    Aloco. Não sou viciado como vocês, cinéfilos de carteira assinada, e geralmente não me interesso por esses festivais. Mas talvez este ano eu dê uma olhada. =]


  1. 1 Voilà, c’est Cannes! « Le Champo Trackback em quarta-feira, 12, maio, 10 às 2:49 pm

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s





%d blogueiros gostam disto: