33ª Mostra – Crítica: “À Procura de Eric”

Dois homens, um único nome. Esse é o ponto de partida escolhido pelo cineasta Ken Loach para contar a emocionante história de Eric Bishop, personagem central de “À Procura de Eric”, filme indicado à Palma de Ouro no último Festival de Cannes e que abriu a 33ª Mostra Internacional de Cinema de SP, na última quinta-feira.

Bishop é carteiro e mora num subúrbio londrino, na companhia de seus turbulentos enteados. Sua vida se resume ao entediante trabalho, aos poucos amigos e ao time do coração, o Manchester United, a quem devota alguns gritos de alegria. Solitário e afundado em uma profunda crise pessoal, Eric Bishop cumpre quase que diariamente um ritual simples: observar o pôster do jogador Eric Cantona na parede do seu quarto. Quase que como uma confissão, o carteiro desabafa à figura suas dificuldades e pede ao ídolo conselhos.

looking-for-eric

Até que um dia o próprio Cantona surge diante de seu fã como uma verdadeira aparição. E, através de conversas com seu novo amigo imaginário, que mais lembram sessões de terapia, a vida do carteiro começa a mudar. Aos poucos ele vai reconstruindo sua auto-estima e começa a criar coragem para resolver pendências do passado, como o mal-explicado término de seu primeiro casamento com Lily, o amor da sua vida e mãe de sua filha.

2lnbe4g

A participação do próprio jogador no filme e a forma como é estabelecida a relação entre os dois Erics, tão diferentes, dão todo o brilho à humorada produção. As citações em francês de Cantona, ídolo do Manchester United, sua postura confiante, retratada pelo erguer da gola da camisa, tudo isso contrasta com o carteiro inseguro, cujo sentimento de culpa faz perder a direção da própria vida e a moral junto aos enteados, que envolvidos em negócios escusos, só poderão contar com o padrasto.

Um filme que mostra, de forma cômica, como o amor e o fanatismo pelo futebol mudar vidas.

Anúncios

0 Responses to “33ª Mostra – Crítica: “À Procura de Eric””



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s





%d blogueiros gostam disto: