62º Festival de Cannes – É hoje!

Começa hoje a 62ª edição do Festival de Cannes, o maior festival de cinema do mundo na minha opinião e na de muita gente também! Até 24 de maio, 20 filmes concorrerão ao prêmio máximo da competição, a “Palma de Ouro”. No ano passado, o filme premiado foi o belíssimo “Entre les Murs”, de Laurent Cantet. O Júri Principal será presidido pela atriz francesa Isabelle Hupert, e é composto ainda por Asia Argento, Shu Qi, Sharmila Tagore, Robin Wright Penn, Nuri Bilge Ceylan e James Gray.

Este ano estão no páreo grandes diretores com produções aguardadíssimas por cinéfilos do mundo todo. É o caso de “Los Abrazos Rotos”, novo filme de Pedro Almodóvar e estrelado por Penélope Cruz. A trama conta a história de um homem que, após um acidente de carro, perde além da visão o amor da sua vida, Lena.

los-abrazos-rotos

A expectativa em torno da Palma de Ouro é grande já que concorrem com Almodóvar nomes como Quentin Tarantino e seu “Inglourious Basterds”, sobre um grupo de soldados judeus norte-americanos que empreendem vingança contra oficiais do Terceiro Reich (com Brad Pitt no elenco), Ang Lee e a temática sessentista de “Taking Woodstock”, Lars von Trier com “Anticristo”, filme de terror que mostra a tentativa de um casal refazer a relação num retiro ao mesmo tempo em que a natureza se revolta (??? –  ok, sempre dou crédito ao Trier).

inglourious_basterds

woodstock_taking

Antichrist_von_trier

Diretores e atores cujos trabalhos concorreram em outras edições de Cannes estão novamente presentes nessa edição, como Alain Resnais, que concorreu à Palma de Ouro em 1959 com o clássico “Hiroshima Meu Amor” (são 50 anos!) e agora apresenta seu novo filme intitulado “Les Herbes Folles”, e o ator Jean-Pierre Léaud, o Antoine Doinel de “Os Incompreendidos”  de Truffaut, concorrente de Resnais em 1959. 

les_herbes_folles

Léaud atua em”Visage”, do diretor  Tsai Ming-liang, que mostra a tentativa de um diretor taiwanês em filmar “Salomé” no Louvre, em Paris. Na produção, Léaud fica com o papel de Herodes. Encontrei no youtube uma matéria francesa sobre o filme. Repare no J-P- Léaud:

Para o diretor-geral de Cannes, Thierry Frémaux, “não trata de um festival de habitués”, mas sim de uma estratégia. Ao reunir um bom time de cineastas e atores com aguardadas produções, pretende-se deslocar a atenção da atual crise financeira e, dessa forma, evitar a retração de investimentos nos filmes autorais e que caracterizam o perfil do Festival de Cannes. É o que informa a Ilustrada de hoje (Folha de S.Paulo).

A disputa pelo prêmio máximo do evento começa amanhã, mas a festa de abertura será hoje com a exibição da animação em 3D “Up”, dos estúdios Disney/ Pixar. Confira o trailler:

Ah! O célebre pôster o festival é uma homenagem ao cineasta Michelangelo Antonioni e traz a bela atriz Monica Vitti, estrela do filme “A Aventura”, de 1960. Olha como ficou lindo!

cannes

Anúncios

0 Responses to “62º Festival de Cannes – É hoje!”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s





%d blogueiros gostam disto: