32ª Mostra – Crítica: “O Pequeno Chefão Grego”

Se Nicolau Maquiavel pudesse assistir a este filme, num primeiro olhar ficaria orgulhoso em ver como o seu famoso “Príncipe” foi tão longe…mas, em seguida ele talvez percebesse que nem todo mundo pode ser corrompido pelo desejo de poder – pelo menos não as crianças.

Alex tem cerca de dez anos e é filho de um influente político greco-americano. Ele é incumbido da missão de viajar até Creta, Grécia e lá apadrinhar o  filho de um candidato à deputado. Sem dominar o idioma e com sua aparência estrangeira, logo o menino chama a atenção de uma cidade inteira. Para o povo, ele traz a esperança da democracia para a Ilha; para si mesmo, ele leva nas costas um peso maior do que poderia carregar.  

Quem também acredita nisso é Pano, filho mais velho do aspirante à deputado. Do alto dos seus 10 ou 12 anos, ele chama a politica de “a arte da mentira” e prefere levar seus dias tentando proteger os porcos-espinhos que cruzam a estrada e que seu pai insiste em atropelar. Pano é o oposto de Alex, mas seu amor aos porcos-espinhos e sua sensibilidade sempre tão criticada mostram a uma cidade inteira o real sentido da tão aclamada democracia.

A cineasta Olga Malea faz uma bela reflexão da infância e do que as crianças têm a ensinar aos adultos. E claro, sem esquecer que todos têm direito à vida – mesmo sendo porcos-espinhos!!!

Uma frase para “O Pequeno Chefão Grego”: diferentes, porém iguais!

Avaliação Le Champo: Bom!

                                                 Cena de “O Pequeno Chefão Grego”

Anúncios

0 Responses to “32ª Mostra – Crítica: “O Pequeno Chefão Grego””



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s





%d blogueiros gostam disto: