32ª Mostra: Resumo do dia

Corrido e com alguns percalços. Assim foi o 6º dia de mostra.

Houve sessão gratuita de “Fim de Verão”, de Yasujiro Ozu (1961), no Cinesesc. Tudo maravlhoso, filme ótimo, sala com um bom número de espectadores para o horário se não fosse… uma falha no projetor da sala!!! Isso quando faltavam apenas 10 minutos para terminar o filme… humpf!

Mas vamos ao que separei de mais (ou menos) interessante no dia.

Além do filme de Ozu, falarei de “Love Life”, de Maria Schrader. O filme conta a história de uma jovem que tem tudo mas não está satisfeita com nada. E, na tentativa de levar uma vida menos perfeita, toma como amante o amigo de seu pai, homem muito mais velho e que a faz chorar com sua personalidade quase hostil. No fim a moral de “viva sua vida, independente do quê e de quem for… Chatinha essas histórias com moral, não?

Uma frase para “Love Life”: Não chores mais, Poliana! 

Avaliação Le Champo: Regular.

Mas, o destaque do dia é, sem dúvida,”Caixa de Pandora”, de Yesim Ustaoglu. O filme, ambientado na Turquia, retrata sem pieguices e até com certas pinceladas de humor a velhice sob o Alzheimer.

Nusret é mãe de 3 filhos, porém, vive sozinha num vilarejo perto da montanha que chama de sua. Um dia ela resolve passear por lá e se perde. Seus filhos se reúnem para procurá-la e, o que deveria ser um momento de ajuda mútua entre eles vira uma saga torturante, onde suas diferentes formas de viver são contestadas a todo instante.

Ao reencontrar a mãe, os filhos percebem que seu comportamento está alterado: memória presa ao passado, xixi no tapete da sala… Nusret está com Alzheimer em estágio avançado e nenhum de seus filhos têm condições psicológicas para lidar com o novo estado da mãe. Ou por serem certinhos ou errados demais, fato é que a velhinha só será bem resguardada pelo seu neto, Murat, um adolescente inconsequente e fujão! E, a medida que avança a doença da mãe, os filhos reconhecem suas fraquezas e covardias diante da vida.

Uma frase para “Caixa de Pandora”: Vovó é punk!

Avaliação Le Champo: Bom!

                                                           Avó e neto em “Caixa de Pandora”

Anúncios

0 Responses to “32ª Mostra: Resumo do dia”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s





%d blogueiros gostam disto: