32ª Mostra – Crítica:”O Silêncio de Lorna” (Bélgica)

Eis aqui um filme esperado por muitos motivos. Primeiro por se tratar de um filme dos irmãos  Luc e Jean-Pierre Dardenne, diretores consagrados em obras como “A Criança” e “O Filho”. Depois, “O Silêncio de Lorna” foi premiado  em Cannes. Por fim, o filme joga ainda mais lenha na fogueira na discussão sobre o fechamento das fornteiras dos países ricos da Europa à imigrantes, atitudes que beiram a xenofobia em alguns lugares.

Lorna é albanesa e se envolve numa rede de golpistas com a intenção de obter permanência definitiva na Bélgica. O plano é simples: Lorna se casaria com Claudy, jovem belga entregue às drogas. Prevendo a morte do rapaz  devido ao  vício, Lorna se casaria com outro imigrante, agora um russo e assim venderia-lhe o benefício que conquistou com o casamento anterior –  a cidadania belga.

O esforço de Lorna é justificado pelo sonho em abrir uma lanchonete com o namorado albanês Sokol. Dá-se início a uma série de desventuras onde entram em foco a degradação humana e sua tardia e nem sempre possível redenção.

Seria um “mais do mesmo” dos Dardenne, explorando a estética de documentário conhecida em “A Criança”,  a repetição de alguns atores e até a semelhança do cenário, se não fosse a ótima atuação da atriz Arta Dobroshi e um roteiro não só original como real, baseado na história ouvida pelos diretores em 2002.

Uma palavra para “O Silêncio de Lorna”:  o bom de quase sempre.

Avaliação Le Champô: bom

                                  A atriz Arta Dobroshi no filme dos irmão Dardenne

Anúncios

2 Responses to “32ª Mostra – Crítica:”O Silêncio de Lorna” (Bélgica)”


  1. 1 Lucas sábado, 18, outubro, 08 às 5:03 pm

    Também assisti ontem. Gostei bastante.


  1. 1 Irmãos Dardenne: Mais uma Vez Ótimos! | :: MovieYou - A Crítica Democratizada :: Trackback em sexta-feira, 28, novembro, 08 às 3:11 pm

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s





%d blogueiros gostam disto: