32ª Mostra – Crítica “Rock-Monologue” (Rússia)

Critica: Rock – Monologue.

Rock Monologue é um documentário do diretor Vladimir Kozlov, sobre o músico Yuri Morozov, figura de destaque no rock underground russo entre as décadas de 1970 e 1980.

Com um quê de peigas, o documentário traça um panorama não apenas da carreira de Morozov, mas também da ditadura empreendida na ex-URSS , com sua censura e perseguições. E foi graças àquela politica empregada naquele pais que Morozov tornou-se célebre. Quando havia apenas uma gravadora em todo pais, à serviço do governo,  Morozov gravou suas músicas, clandestinamente, na calada da madrugada, tendo como suporte as velhas fitas magnéticas.

Com músicas de protesto, desafiando várias instituições do governo, o roqueiro foi diversas vezes presos , mas nenhuma destas experiências foram eficazes a tentativa de calá-lo.

O filme, embora conte uma história interessante, de uma personalidade praticamente desconhecida aqui, esbarra na pieguice e no kitsch a todo instante. Os depoimentos de músicos, amigos e até da esposa de Morozov vão tomando  a forma dos quadros de programas dominicais.

O bacana do filme fica a cargo das imagens politicas da época, como Gorbatchev cantando “A Internacional”, os desfiles de porta mísseis em plena Praça Vermelha e as estátuas de Lênin, que povoam o imaginário ocidental até hoje.

—-

Uma palavra para “Rock-Monologue”: brega.

Avaliação Le Champô: regular

 

                                Yuri Morozov, tema do documentário “Rock-Monologue”

Anúncios

0 Responses to “32ª Mostra – Crítica “Rock-Monologue” (Rússia)”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s





%d blogueiros gostam disto: