Amos Gitaï receberá prêmio no Festival de Locarno

O diretor israelense Amos Gitaï, 57, será premiado com o Leopardo de Honra do 61º Festival de Cinema de Locarno, na Suiça. Durante o evento, que acontecerá entre 6 e 16 de agosto, serão exibidos os filmes de Gitaï.

Entre os cineastas que já receberam a mais alta honraria do Festival de Locarno – prêmio atribuído à carreira de um autor – estão Jean Luc Godard, Bernardo Bertolucci, Wim Wenders, Manoel de Oliveira, Alexander Sokurov,Hou Hsiao-Hsien (em 2007), entre outros.

Segundo o diretor artístico do festival, Frederic Maire, “Amos Gitaï ocupa um lugar muito especial no cinema contemporâneo. Cada um dos seus filmes nos faz confrontar a infinita complexidade do real. Gitaï é,  sobretudo, um espírito livre e democrático, para quem o cinema é, em primeiro lugar, a expressão de um olhar crítico sobre o mundo”.

Indicado quatro vezes a Palma de Ouro, e autor de mais de 40 longas-metragens, entre documentários e obras de ficção, o cineasta é conhecido no Brasil por filmes como “Kadosh” (1999), “Alila” (2003) e “Free Zone” (2005). O filme “A Retirada”, acabou de estrear na França, enquanto que sua mais recente obra “One Day, You Will Understand” (Plus tard, tu comprendras, 2008), protagonizado por Jeanne Moreau, foi apresentado no início deste ano em Berlim.

O cineasta Amos Gitaï
O cineasta Amos Gitaï

Anúncios

0 Responses to “Amos Gitaï receberá prêmio no Festival de Locarno”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s





%d blogueiros gostam disto: