Resenha “A Música de Meu Pai”, de Igor Heitzmann

Neste sábado assisti ao filme “A Música de Meu Pai” (Nach der Musik, Alemanha, 2006),  de Igor Heitzmann, dentro da mostra “O Estado das Coisas”, do 13º É Tudo Verdade.

O documentário conta a história do aclamado maestro Otmar Suitner, regente da Filarmônica de Berlim e suas peripécias em manter (secretamente) suas duas famílias – uma em cada lado do Muro de Berlim. Em plena Guerra Fria, Suitner atravessava a vigiadíssima fronteira para visitar a amante e o filho, o pequeno Igor, diretor do documentário em questão.

O filme é belíssimo, de um lirismo impressionante e, ao mesmo tempo, num ritmo tão moroso que faz cochilar os desavisados da platéia.

O que vemos na tela é um homem já velho, espirituoso, amante da música, profundo conhecedor de seu antigo ofício, apaixonado por suas duas mulheres e pai afetuoso, embora pouco presente na infância do filho.

Passado e presente mesclam-se através de cartas antigas, fotos de família, imagens dos momentos marcantes da carreira do maestro e depoimentos de suas duas mulheres.

Destaques para a cena em que Suitner almoça tranqüilamente ao lado da esposa e da amante, enquanto revira o passado e para a cena onde o pai-maestro ensina ao filho o bom uso da batuta.

São através de momentos singulares como estes que Heitzmann contempla o objetivo máximo de sua obra – reconhecer o pai através da música.

Toda a distância do passado e a ausência de um pai ovacionado por platéias do mundo inteiro parecem diminuir, a medida em que a idade avança para os dois.

O diretor Igor Heitzmann e seu pai, o maestro Otmar Suitner, em cena de 'A Música de Meu Pai'
O diretor Igor Heitzmann e seu pai, o maestro Otmar Suitner, em cena de A Música de Meu Pai
Anúncios

0 Responses to “Resenha “A Música de Meu Pai”, de Igor Heitzmann”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s





%d blogueiros gostam disto: