Um pouco de História para começar…

Resolvi recriar/retomar meu blog sobre cinema. Para isso, busquei inspiração no antigo Le Champo, cinema tradicional parisiense.

Nascido em 1938, no lugar onde antes fora uma livraria, o Cinéma Le Champo revela em sua trajetória acontecimentos marcantes que vão desde um incêndio, em 1941 – que obrigaria seu dono Roger Joly a reinventar o modo de projeção – até a exibição dos grandes filmes de sua época.

Foram projetados, nas duas salas (sendo uma delas, no subsolo, um antigo cabaret), ícones do cinema europeu, como Jacques Tati, sem contar a sua importância para movimentos como o neo-realismo italiano e a Nouvelle Vague.

Na década de 1980, o Champo promove festivais (retrospectivas),em homenagem às obras de Claude Chabrol, Woody Allen, relembra os 40 anos da Nouvelle Vague e retoma, já nos anos 90, o desejo por novos filmes. Destacam-se obras de Pedro Almodóvar, Stanley Kubrick e segue com seus ciclos dedicados aos mais importantes nomes da cinematografia mundial.

Ainda em plena atividade, o Champo reúne, madrugadas a dentro, cinéfilos ávidos por clássicos de todo o mundo. E não poderia deixar de ser, afinal, além de muito charmoso, ele é um marco na história do cinema.

Veja mais em http://www.lechampo.com

Fachada do Champo
Fachada do Champo

Anúncios

0 Responses to “Um pouco de História para começar…”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s





%d blogueiros gostam disto: